Comboio com combustível descarrila em Ndalatando
Um comboio dos Caminhos-de-Ferro de Luanda (CFL) que transportava combustível para província de Malanje descarrilou, quarta-feira (9), nas imediações do bairro Lússue de Baixo, a sete quilómetros a Sudoeste da cidade de Ndalatando, Cuanza-Norte, com 14 cisternas carregadas de gasolina e gasóleo.
Testemunhas no local disseram ao Jornal de Angola que o incidente aconteceu por volta das 12h30 minutos. Dos 14 tanques, oito tombaram, cinco descarrilaram e uma rebentou, por força do embate. No terreno era notável o derramamento do combustível e os enormes danos ainda por avaliar, não só para os CFL, mas também para populares que tem os seus campos agrícolas nas proximidades.
A locomotiva e algumas sistemas saíram dos carrís que ficaram totalmente danificados por conta do sucedido. A tripulação saiu ilesa e, abalados com a situação, não quiseram prestar declarações, alegando falta de autorização superior do CFL.
Efectivos do Comando da Polícia Nacional de Protecção de Objectivos Estratégicos deslocaram-se no terreno e mantêm o controlo do perímetro, de modo a evitar a sabotagem por parte da população, que nas primeiras horas começou a transportar combustível.
Ministério fala em acto criminoso
O Ministério dos Transportes refere, em comunicado, que, resultados preliminares de constatações no terreno apontam que o acidente foi fruto de um "acto criminoso”.
De acordo com o documento, como consequência do acidente sete vagões descarrilaram e oito tombaram, além da danificação de cerca de 150 metros de linha férrea e do derrame de dois vagões cisternas.
O Ministério dos Transportes informa que estão a ser realizados trabalhos técnicos para a contenção do combustível e protecção do meio ambiente circundante. A composição estaria a transportar 600 metros cúbicos de gasóleo. Peritos do Instituto Nacional dos Caminhos de Ferro de Angola (INCFA) devem chegar, na manhã de hoje, ao local do acidente para a investigação das causas que estão por detrás do acidente.
Como resultado do acidente, informa ainda o comunicado, a circulação de todos os comboios de Luanda para Ndalatando e Malanje encontra-se suspensa até que as condições técnicas sejam repostas.
Fonte: Jornal de Angola (10 de Fevereiro de 2022)